21 março 2011

Grande SP terá bilhete único metropolitano

Aleluia! Finalmente vai sair do papel. O Bilhete Único da capital já tem mais de 7 anos e só agora será implantado o bilhete metropolitano.

Grande SP terá bilhete único metropolitano


* 21 de março de 2011 |
* 23h35 |
* Tweet este Post

Categoria: Administração, Transporte

TIAGO DANTAS

Até julho, o governo do Estado quer ter implantado um bilhete eletrônico para integrar ônibus e trólebus intermuniciais, trens e Metrô. O cartão vai funcionar como o Bilhete Único e permitirá aos passageiros de linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) ter acesso à Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e ao Metrô sem pagar o valor integral da nova passagem.

Se o projeto vingar, a integração com os ônibus da São Paulo Transportes (SPTrans), que gerencia o transporte na capital, pode ocorrer ainda no segundo semestre, o que não acabaria com o Bilhete Único. A partir daí, o próximo passo é que o novo cartão seja aceito em ônibus municipais de 67 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Santos. Os maiores desafios são nivelar tarifas de diferentes sistemas e separar a arrecadação do novo bilhete entre prefeituras e Estado, segundo especialistas.

O novo cartão é promessa de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Tenho conversado com muitos prefeitos, e as manifestações a favor são quase que unânimes”, diz o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido – a pasta dele é, junto com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, responsável pelos estudos do novo bilhete.

Aparecido diz que valores de tarifas e divisão da arrecadação ainda estão em estudo e o nome do novo bilhete não foi definido. Procurada, a SPTrans informou que não se pronunciaria porque a questão está sendo tratada pelo governo do Estado.