31 março 2011

Você é do tipo de empregado que reclama de tudo? Policie-se

Vou pensar nisso e qq dia desses me pronuncio ;)

31 de março de 2011 | 17h16

Fernando Scheller

Conversei com o especialista em carreiras e professor da Universidade de Stanford, Robert Sutton, sobre como criar um melhor clima corporativo e chegamos à conclusão de que existe um tipo de profissional que pode, sem perceber, sem muito nocivo à equipe da qual faz parte: o “reclamão”.

Segundo Sutton, os reclamões se dividem em dois grupos distintos: os que se queixam por esporte, embora na verdade estejam de forma geral satisfeitos com a vida e a profissão. E os que deixam a vida corporativa se tornar algo realmente pesado, e realmente têm raiva (às vezes, até ódio) de todos os que trabalham à sua volta.

Embora ser um reclamão de plantão, daquele que fala mal dos outros e da vida durante a pausa para o café, possa não fazer mal a ninguém, é o tipo de atitude que, olhada de longe, pode ser mal interpretada. Ou seja: quem está de fora, não sabe a fonte da queixa; se é “rasa” e quase em tom de brincadeira ou “profunda” e cheia de ressentimento.

Hoje em dia, tanto o professor de Stanford quanto outros especialistas mundiais em ambiente corporativo dizem que é necessário saber identificar as “maçãs podres”, os elementos que desestruturam o equilíbrio de uma organização. Em outras palavras, para usar o título de um livro de Sutton, as empresas estão bravando: “Chega de Babaquice!”. Mesmo que seja a babaquice dos reclamões de mentirinha.