25 março 2011

SP: Alckmin diz que educação "está melhorando ano a ano"

SP: Alckmin diz que educação "está melhorando ano a ano"
Jornal do Brasil

Em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira, o candidato ao governo de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) reafirmou que pretende seguir com a progressão continuada nas escolas públicas e disse que a educação "está melhorando ano a ano".

O sistema de aprovação dos alunos, sempre criticado pelo adversário Aloizio Mercadante (PT) nos debates e entrevistas, foi defendido pelo tucano.

"O ensino por ciclos foi introduzido pelo educador Paulo Freire. Se o aluno falta, ele é reprovado, não há aprovação automática. Se ele vai na escola, porque ele não está aprendendo? Existe uma avaliação, é permanente e o pai recebe o boletim bimestral. Se ele tem dificuldade, existe o reforço. A pedagogia mostra que o aluno que repete não melhora, vai ficar mais velho do que os outros e aí ele abandona a escola", afirmou.

Quando o assunto foi o combate ao crime organizado, Alckmin disse que a diminuição da violência e o aumento da população carcerária garantem bons números ao Estado.

"Hoje temos 168 mil presos. A polícia de São Paulo é a que mais trabalha e trabalhou. Trinta e nove por cento da população carcerária está em São Paulo. Nós temos penintenciárias de segurança máxima", disse o candidato. Após a exposição dos dados, o jornalista Milton Jung perguntou sobre a ressocialização das pessoas que são presas, mas Alckmin não soube dizer quantos deles são ressocializados.

"Eu não tenho os dados, mas 45% dos presos trabalham e a cada três dias ganham um dia de redução na pena, temos centros de ressocialização e há o trabalho das igrejas, conversões. Além disso, eles também estudam".

Sobre o site da Ficha Limpa, em que candidatos podem expor suas receitas da campanha e as doações recebidas, o tucano disse que "cumpre a lei" e que, apesar de não haver nenhum problema, não disponibilizará os dados. "Então, por que não muda a lei? Eu cumpro a lei, não farei só porque uma ONG pede", disse.