O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) foi eleito nesta quarta-feira o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Ele é réu no processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal sobre o suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares, que ficou conhecido como mensalão.
João Paulo Cunha responde no processo pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Sua escolha para presidir a comissão foi fruto de um acordo interno no PT, que foi concluído com o nome de Ricardo Berzoini (SP) para comandar o colegiado no ano que vem.
Ao assumir a presidência do colegiado, o deputado defendeu-se dizendo ter fé na Justiça brasileira e que acredita ser absolvido no futuro. "Às vezes a política vira uma guerra e atinge a reputação das pessoas, mas depois daquele episódio fui reeleito duas vezes", afirmou o deputado, e acrescentou que não decepcionaria seus eleitores nem os colegas que o elegeram.
O primeiro vice-presidente da CCJ será o deputado Arthur Oliveira Maia (PMDB-BA). Os dois outros vices ainda não foram eleitos.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4969809-EI7896,00-Reu+do+mensalao+Joao+Paulo+Cunha+vai+presidir+CCJ+na+Camara.html