foto: catalytic-clothing.org
vestido
Já imaginou usar uma roupa que, além de bonita, ajuda o meio ambiente? Pois é, você já pode ter isto em mãos graças ao projeto Catalytic Clothing.
Através de uma ideia arrojada da designer Helen Storey e do químico Tony Ryan, ambos professores universitários, foi criado roupas capazes de purificar o ar respirado. Para idealizar o trabalho, foi feita uma parceria entre as Universidades de Sheffield, Arts of London e do London College of Fashion.
Foto: catalytic-clothing.org
fabricação
O grande foco do programa é a criação de um tecido capaz de devolver à atmosfera um ar “limpo”. Para isso eles injetaram fotocatalisadores - pequenas partículas – dentro do pano, como se fossem um aditivo, durante sua fabricação.
Ao longo das lavagens, essas substâncias penetram na superfície da roupa e quando atingida pela luz, seus elétrons reagem com as moléculas de oxigênio da atmosfera dando origem a radicais livres. Esses, então, quebram os poluentes do ar e os transformam em substâncias químicas que não são nocivas à saúde.
Foto: catalytic-clothing.org
fabricação
Sobre este vestido da foto, o professor Ryan alerta que seriam necessários 10 milhões de usuários para reduzir cerca de 10 toneladas de poluição em uma cidade grande como Londres.
Para mais informações acessem o site do projeto