Obras do metrô estão em ritmo lento e investimentos chegam com atrasoSP NotíciasO governo de São Paulo investiu somente a metade dos recursos previstos para aumentar a malha metroviária paulistana. Nos últimos quatro anos, foram orçados R$ 11,9 bilhões para projetos da área, mas somente R$ 6,5 milhões foram gastos (54%).
As informações são do Sigeo (Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária). Com a falta de verba, a expansão do metrô paulistano caminha lentamente.
Em média, São Paulo constrói 1,6 quilômetros de metrô por ano. Para efeito de comparação, em Xangai, na China, o ritmo de expansão é de 28 quilômetros por ano.
Entre os projetos prometidos pelo governo que estão atrasados estão as expansões das linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro (monotrilho).
Até junho, o Metrô gastou apenas R$ 600 milhões (25%) dos R$ 2,4 bilhões previstos para todo o ano. Na comparação com o investido no primeiro semestre do ano passado, foram 58,2% menos recursos.
Segundo o professor da USP Telmo Porto, especialista em ferrovias, o metrô cresceu pouco se comparado ao de outras cidades.
“Ainda não é possível chamar os mais de 70 quilômetros de linhas de malha metroviária. Temos hoje somente radiais. É preciso ter linhas perimetrais”, explica.
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A superlotação, segundo Porto, acontece por falta de planejamento: “Deveria ter tido uma preparação para o novo fluxo que veio com a integração do bilhete único, por exemplo”. Para ele, os gargalos serão resolvidos ao longo da construção das novas linhas. “A Linha 6-Laranja, prevista para passar na Freguesia, São Joaquim e Oratório vai desafogar as linhas 3-Vermelha e 2-Verde”.