15 agosto 2011

Após sucesso, Cocal dos Alves espera políticos para inaugurar escola

Pronto! Agora um monte de gente vai querer tirar proveito político da situação. Qtos "pais da criança" não irão aparecer?

Fenômeno em competições educacionais, cidade no interior do Piauí chamou atenção de governo e até de imprensa internacional

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo | 15/08/2011 19:43

Destaque em competições educacionais desde 2005, a pequena Cocal dos Alves, no Piauí, ganha agora atenção de governos - municipal, estadual e federal. A cidade de 5 mil habitantes teve este mês a primeira cerimônia local de entrega de prêmios aos medalhistas nacionais em matemática e, nas próximas semanas, espera a visita de autoridades estaduais e do ministro da Educação, Fernando Haddad, para inaugurar o novo prédio da única escola de ensino médio do local, que está pronto e aguarda apenas a agenda dos políticos para começar a funcionar.

Mesa de autoridades e professores na cerimonia que Cocal dos Alves fez neste mês - Foto: Joaquim Amaral
1/6

O município ficou famoso por ser a terra do vencedor do último concurso Soletrando, do programa Caldeirão do Huck e, logo em seguida, ter 12 premiados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. O iG foi conhecer o fenômeno e constatou duas realidades que pareciam contraditórias: os cocalalvenses são destaques também em outras disciplinas e todos que se candidataram a Universidade Federal do Piauí, foram aprovados; ao mesmo tempo, as escolas não possuem estrutura mínima, como quadras, laboratórios ou sequer pátio de convivência. Alunos e professores atribuem o resultado ao esforço uns dos outros.

Foto: Cinthia Rodrigues

Medalhista em frente sua casa. Prêmio inclui R$ 100 por mês que comprou geladeira da família

Após o sucesso, no entanto, a cidade ganhou reforços. O Ministério da Educação ofereceu programas de aumento da carga horária e montagem de laboratórios de informática. Já a Secretaria de Estadual de Educação deu cursos de formação em inclusão aos educadores na primeira semana de aulas do segundo semestre.

No município, que até junho não havia comemorado o desempenho dos estudantes do ano passado, houve uma grande festa patrocinada pela Prefeitura e foram distribuídos notebooks, máquinas fotográficas e rádios aos medalhistas. “Foi uma festa muito bonita e pela primeira vez nós professores fomos só para participar”, afirma o professor de matemática Antonio Cardoso do Amaral, contando que até o ano anterior, os educadores improvisavam as homenagens.

"Acordo" definirá inauguração

O maior prêmio deve vir nos próximos dias. O novo prédio da unidade de ensino médio Augustinho Brandão, prometido desde 2009, está pronto. Em nota, a Secretaria Estadual responsável pela obra feita com dinheiro federal afirmou que a data de inauguração “está sendo definida em comum acordo com as agendas de compromisso dos gestores”. Segundo o secretário de Educação piauiense Átila Lira, a visita do ministro deve acontecer ainda este mês. “O ministro está acertando com o governador a data mais adequada. A presença dele significa uma homenagem à educação do nosso Estado, que a partir do município de Cocal dos Alves mostrou que a educação pública é viável”, informa o texto.

Enquanto isso, Amaral e os alunos se esforçam para manter o padrão. Uma turma de iniciantes que recebe aulas extras de matemática aos sábados deveria ter 30 alunos, mas está com 50 inscritos e, toda semana, aparece mais alguém. “Chega um menino e diz ‘eu fico no canto, não vou atrapalhar’, eu aceito”, conta Amaral.

Os ex-alunos, que agora estudam na Universidade Federal também ajudam. Durante as férias, dois deles montaram cursos de iniciação a uma das áreas de matemática que conhece melhor e aproveitaram a visita às famílias para ensinar aos colegas mais novos. “Enquanto eu preparo uma nova turma, eles trabalham o desenvolvimento dos mais velhos. Estamos tentando responder ao interesse de todos”, diz o professor que teve medalhistas em todas as edições das olimpíadas de matemática.

Desconhecido até poucos meses, ele agora tem oferta de emprego de redes particulares de outros Estados, vai receber a correspondente brasileira do jornal holandês Trouw e foi selecionado pela revista Alfa um dos 45 homens do ano, ao lado de ex-presidentes, jogadores de futebol, empresários, estilistas e chefs com renome internacional. “O reconhecimento aumento, isso dá felicidade e um pouco de medo, mas se servir de exemplo, vale a pena”, diz.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/apos+sucesso+cocal+dos+alves+espera+politicos+para+inaugurar+escola/n1597157772667.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter