30 agosto 2011

Clubes espanhóis se rebelam contra supremacia de Real e Barça

E aquela história de que quem tem competência se estabelece??

“Nossa liga não é só a maior porcaria da Europa, e sim do mundo”, declarou o presidente do Sevilla, José María Del Nido. “Existe algum torcedor que não diga que nossa liga está prostituída, adulterada e corrompida? É uma liga de terceiro mundo em que dois clubes roubam o dinheiro de televisão dos demais”.

A greve dos jogadores chegou ao fim, e oCampeonato Espanhol teve início no último final de semana. Mas uma nova crise ronda a competição, que vê aumentarem as críticas à supremacia de Real Madrid e Barcelona, cada vez mais ricos e com maior vantagem em relação às demais equipes.

A reclamação do cartola é direcionada à divisão desigual do dinheiro proveniente da televisão. NaEspanha, os clubes negociam individualmente, o que garante a Real Madrid e Barcelona uma cota muito maior que a dos demais clubes. Pelo acordo vigente, válido de 2009 até a temporada atual, os dois gigantes levam 140 milhões de euros cada. O terceiro posto da lista é de Atlético de Madri e Valencia, com meros 42 milhões cada.

Foto: AFP

Messi e Thiago comemoram a grande partida de estreia do Barcelona: 5 a 0 no Villarreal

Para aumentar a irritação dos clubes, a LFP (Liga de Futebol Profissional), que organiza oCampeonato Espanhol, passou a cobrar das rádios uma tarifa que varia entre 2 milhões e 3 milhões de euros. Como as emissoras se recusaram a pagar, a LFP determinou que os clubes vetassem a entrada dos jornalistas de rádio nos estádios durante o final de semana. Os poucos que conseguiram entrar tiveram que pagar ingresso.

Líder dos clubes rebeldes, o Sevilla voltou-se contra a LFP e permitiu que as rádios trabalhassem normalmente no jogo contra o Málaga, domingo. “A tarifa cobrada das rádios é uma migalha que faz os grandes serem maiores e os pequenos serem ainda menores”, disse Del Nido.

Fernando Roig, presidente do Villarreal, fez coro com Del Nido. “Essa é a liga que vocês querem? Eu vendo jogadores para equilibrar as minhas contas, enquanto outros pedem crédito e conseguem”, afirmou. “Se querem que a liga tenha duas partidas apenas, que coloquem duas partidas, mas isto será péssimo para o futebol”, completou, referindo-se ao clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Veja a distribuição da receita de TV entre os principais clubes da Espanha:

CLUBERECEITA (em euros)
1. Real Madrid140 milhões
... Barcelona140 milhões
3. Atlético de Madri42 milhões
... Valencia42 milhões
5. Villarreal25 milhões
6. Sevilla24 milhões
7. Getafe18 milhões
8. Athletic Bilbao17 milhões
9. Zaragoza14 milhões
10. Espanyol13,7 milhões