Carros não respeitando a faixa de pedrestreLeo Martins / Futura PressA CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) multou 2.270 motoristas nos primeiros seis dias de fiscalização à infrações que põem em risco a vida dos pedestres na cidade de São Paulo. Entre segunda-feira e sábado, foram 378 autuações por dia, média de 16 por hora.
Por enquanto, as multas estão sendo aplicadas apenas na região que vai do centro à avenida Paulista. A partir de setembro, a promessa é de que a fiscalização seja intensificada em toda a cidade.
Mesmo assim, o número é bem superior à média registrada no ano passado em toda a cidade. Em 2010, foram apenas 1.009 multas por desrespeito aos pedestres, média de apenas três por dia.
A medida faz parte de uma campanha de proteção ao pedestre, lançada em maio pela prefeitura para reduzir o número de atropelamentos na cidade.
http://www.band.com.br/noticias/transito-sp/noticia/?id=100000449937
Em 2010, das 1.357 mortes registradas no trânsito da cidade, quase metade (630) era de pedestres. As principais infrações são parar em cima da faixa de segurança, não aguardar o pedestre completar a travessia e deixar de dar preferência a quem está a pé na hora de fazer uma conversão.