29 setembro 2011

Vettel de cofre cheio. Massa perdendo a vaga… merecidamente


Perdendo a vaga

Uma análise sem o velho ufanismo que a gente está acostumado ao assistir F1 com G Bueno! Eu concordo plenamente.

Sebastian Vettel, segundo reportagem do jornal alemão Bild, pode dobrar seu salário e seus prêmios obtidos no ano passado, quando conquistou seu primeiro campeonato (primeiro, também, da Red Bull). Em 2010, ele teria ganho oito milhões de euros. O acordo dele tem um fixo menor e muitos bônus. Cada vitória significa quase 500 mil euros. Pódio, sem vitória, pode chegar a 250 mil. Se ficar com o titulo tem um bônus de dois milhões de euros.

Na soma total deve chegar a cerca de 16 milhões ao fim da temporada. O que é muito justo. Para Red Bull, ele vale cada euro gasto. A equipe, além de fazer um marketing muito agressivo e positivo com a bebida energética, também está faturando horrores. Vettel, com estes n;úmeros, se tornaria o quarto piloto mais bem pago. Atrás apenas de Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

Por outro lado - De forma ainda mais sólida, surge a informação de que a Ferrari já está atrás do substituto de Felipe Massa para 2013. Ninguém por lá pensa em renovação do contrato do brasileiro. Hoje um nome muito forte é o de Sergio Perez, o mexicano da Sauber.

Pelo que tem mostrado pode ser uma boa. E a não renovação do acordo com Massa é uma atitude correta. Nesta temporada, nem subiu ao pódio - tem ainda cinco provas. Isto não ocorre com um piloto da Ferrari há mais de 15 anos. Felipe, pelo que tem andado, realmente não merece ter seu compromisso renovado.