A gigante Google já começou a trabalhar num projeto para reformular o portal do YouTube com o objetivo de transformá-lo em uma plataforma televisiva na rede com uma programação própria, informou nesta quinta-feira (7) o The Wall Street Journal.
A intenção da Google é criar 20 canais de conteúdos exclusivos com qualidade profissional por meio do portal, divididos em temas como arte e esportes, com várias horas de programação semanal e com o objetivo de criar uma audiência estável e vender espaço publicitário.
Segundo fontes do jornal americano, os diretores do YouTube querem que as pessoas criem o hábito de assistir ao site da mesma forma que costumam assistir à programação da televisão. A reforma do site de vídeos prevê um investimento de US$ 100 milhões para a produção de conteúdos de baixo custo projetados especificamente para o formato do YouTube.
A decisão da Google chega em um momento que os serviços de vídeos em streaming (sem download) através da internet crescem com força e estão mudando a maneira dos espectadores acompanharem seus programas preferidos.
Sites como o Netflix nos Estados Unidos, que oferece uma videoteca por uma assinatura de baixo custo, assim como Amazon.com e Hulu.com são exemplos de modelos de negócio que estão explorando com sucesso o conceito de televisão pela internet como concorrência com as tradicionais televisões a cabo e por satélite.
JL