Playoffs da NBA começam com hegemonia dos Lakers em xeque; veja os confrontos
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao UOL.
Atual bicampeão, o Los Angeles Lakers inicia os playoffs cercado de desconfiança
16/04/2011 - 07h01
Playoffs da NBA começam com hegemonia dos Lakers em xeque; veja os confrontos
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após uma longa fase regular, em que cada franquia realizou 82 jogos, a NBA finalmente entra em seu momento de decisão. Os playoffs da liga norte-americana começam neste sábado e colocam à prova a hegemonia do Los Angeles Lakers, finalista nas últimas três edições e atual bicampeão.
MAIS SOBRE BASQUETE
* Capote de Justin Bieber e boliche de mascotes estão entre as bizarrices da NBA
* Lady Cats leva o bi em concurso de cheerleaders da NBA; escolha suas preferidas
* Jordan, Barkley, Kobe, Shaq... relembre as brigas que envolveram astros da NBA
Os Lakers chegam para os playoffs pressionados por uma campanha irregular, em que alternaram sequências de vitórias e longas séries de derrotas consecutivas. A dependência de Kobe Bryant e o rendimento abaixo do esperado de alguns jogadores importantes, como Pau Gasol e Ron Artest, colocam em xeque o domínio que o time da Califórnia teve nos últimos anos.
Os principais candidatos a ‘novos reis’ da NBA são San Antonio Spurs e Chicago Bulls, que fizeram grandes campanhas durante a fase regular. O Miami Heat, com seu trio de astros, e o Boston Celtics, com seu time ‘copeiro’, também prometem brigar pelo título. Conheça mais sobre os confrontos da primeira rodada dos playoffs da NBA:
CONFERÊNCIA LESTE
CHICAGO BULLS (1º) X INDIANA PACERS (8º)
62v e 20d
98,62 por jogo
91,31 por jogo
14,16 por jogo
19,99 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdícios
Faltas cometidas 37v e 45d
99,79 por jogo
100,8 por jogo
15,39 por jogo
21,73 por jogo
Reuters AP Photo
O Chicago Bulls desbancou os favoritos Heat e Celtics e foi a grande sensação do Leste com a melhor campanha da NBA na temporada regular. A chegada de Carlos Boozer deu a consistência que faltava ao time, que ainda conta com a grande fase do armador Derrick Rose (foto). Nos playoffs, a equipe de Illinois tentará provar que pode voltar a brigar pelo título pela primeira vez desde a era Jordan. O Indiana Pacers volta aos playoffs após cinco anos de ausência, mas dificilmente deve passar da primeira rodada. É o único dentre os classificados com mais derrotas do que vitórias na fase regular e segue extremamente dependente do ala Danny Granger (foto). Surpreender os melhores do Leste não será nada fácil para quem só venceu 13 de seus 40 jogos fora de casa.
MIAMI HEAT (2º) X PHILADELPHIA 76ERS (7º)
58v e 24d
102,0 por jogo
94,6 por jogo
13,93 por jogo
20,4 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdícios
Faltas cometidas 41v e 41d
99,01 por jogo
97,51 por jogo
12,96 por jogo
19,2 por jogo
Reuters AFP
O Miami Heat investiu pesado neste ano e trouxe LeBron James e Chris Bosh para jogar ao lado de Wade. Mas o esperado desempenho arrasador ainda não ocorreu. Fez uma campanha irregular e só atingiu a vice-liderança do Leste nas rodadas finais. O trio de astros da Flórida terão que provar que podem jogar coletivamente e formar uma equipe capaz de conquistar títulos. Após a campanha ruim do ano passado, o Philadelphia 76ers volta aos playoffs. As pretensões da equipe, porém, param por aí. Dono de uma campanha mediana na fase regular, o time da Filadélfia pouco deve fazer frente ao estrelado elenco do Heat. O veterano Elton Brand e o ala Andre Iguodala (foto) são os destaques da equipe que terá a ingrata tarefa de parar LeBron.
BOSTON CELTICS (3º) X NEW YORK KNICKS (6º)
56v e 26d
96,5 por jogo
91,13 por jogo
14,57 por jogo
20,46 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdícios
Faltas cometidas 42v e 40d
106,5 por jogo
105,7 por jogo
13,7 por jogo
21,6 por jogo
Reuters Reuters
Assim como nos anos anteriores, o elenco de 'velhinhos' do Boston Celtics chega aos playoffs como um dos favoritos ao título. O trio de astros formado por Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen é especialista em mata-matas e segue com a companhia do habilidoso armador Rajon Rondo. O time perdeu Kendrick Perkins, mas terá reforço de Shaquille O'Neal para tentar chegar à final pela terceira vez em quatro anos. O New York Knicks promete dar trabalho em seu retorno aos playoffs após sete anos. O tradicional time da NBA trouxe os astros Amare Stoudemire e Carmelo Anthony para tentar reviver seus dias de glória. Na fase regular a parceria não teve o desempenho esperado e a equipe fez uma campanha mediana. Os astros, porém, preveem aumento no rendimento na hora decisiva para reconduzir o time ao topo.
ORLANDO MAGIC (4º) X ATLANTA HAWKS (5º)
52v e 30d
99,21 por jogo
93,34 por jogo
14,93 por jogo
20,0 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdícios
Faltas cometidas 44v e 38d
95,0 por jogo
95,82 por jogo
13,63 por jogo
18,95 por jogo afp
A ascensão do Miami Heat fez com que o Orlando Magic se transformasse na quarta força do Leste neste ano. Mas a equipe da Flórida não pode ser descartada dentre as pretendentes ao título. O dominante pivô Dwight Howard segue como a referência do elenco, que conta com os veteranos JasonRichardson e Hedo Turkoglu. Vice-campeão em 2009, o time quer 'comer pelas beiradas' para novamente surpreender os favoritos. O Atlanta Hawks chega para os playoffs sem as mesmas espectativas dos anos anteriores. Se na temporada passada a equipe chegou embalada por uma boa campanha e com a vantagem do mando de quadra, agora terá que se garantir longe de seus domínios. Os bons chutadores do perímetro seguem como a arma da equipe para incomodar os favoritos, com Jamal Crawford, Josh Smith e Joe Johnson (foto).
* LEIA MAIS: Ex-árbitro diz que agrediu lenda da NBA para cobrar dívida de vestuário
* LeBron negocia imagem com donos do Liverpool e vira acionista do time inglês
CONFERÊNCIA OESTE
SAN ANTONIO SPURS (1º) X MEMPHIS GRIZZLIES (8º)
61v e 21d
103,6 por jogo
97,98 por jogo
13,43 por jogo
18,98 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdícios
Faltas cometidas 46v e 36d
99,94 por jogo
97,6 por jogo
13,96 por jogo
20,79 por jogo
AP AFP
De ponta a ponta, o San Antonio Spurs dominou a fase regular, mas uma queda nas últimas semanas impediu que o time terminasse com a melhor campanha. Ainda assim, eles têm a vantagem do mando de quadra no Oeste. Os 'velhinhos' Tim Duncan, Manu Ginóbili (foto) e Tony Parker têm mostrado que ainda estão entre os melhores atletas da liga, em um time acostumado a brilhar nos mata-matas e que conta com Tiago Splitter no banco. Fora dos playoffs desde 2006, o Memphis Grizzlies tentará encerrar um tabu. Sem grandes chances de avançar, quer ao menos conquistar sua primeira vitória em mata-matas na história. Desfalcado de Rudy Gay, as esperanças do time estão depositadas em Zach Randolph (foto), que tem mantido boa média de pontos, e em sua força como mandante: venceu 30 dos 41 jogos que realizou em casa neste ano.
LOS ANGELES LAKERS (2º) X NEW ORLEANS HORNETS (7º)
57v e 25d
101,4 por jogo
95,37 por jogo
13,09 por jogo
18,96 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdícios
Faltas cometidas 46v e 36d
94,93 por jogo
93,94 por jogo
13,04 por jogo
20,96 por jogo
AFP AP Photo
Finalista nas últimas três temporadas e atual bicampeão da NBA, os Lakers mais uma vez chegam como favoritos, apesar da desconfiança que cerca a equipe. O time de Los Angeles alternou altos e baixos em toda a fase regular e não ficou em primeiro lugar na Conferência Oeste pela primeira vez desde 2007. Mas Kobe Bryant, Pau Gasol e cia. sempre 'crescem' na hora do mata-mata e complicam para seus rivais. O New Orleans Hornets retomou seu lugar entre os melhores do Oeste. Após um ano conturbado em 2009-10, em que trocou de técnico e sofreu com as lesões de Chris Paul, o time de Nova Orleans viu seu astro atuar em todos os jogos da temporada e reconduzir a franquia aos playoffs. Para avançar, porém, a equipe precisa melhorar seu rendimento ofensivo: foi dona do quarto pior ataque da temporada regular da liga.
DALLAS MAVERICKS (3º) X PORTLAND TRAIL BLAZERS (6º)
57v e 25d
100,2 por jogo
96,01 por jogo
13,96 por jogo
19,21 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdício
Faltas cometidas 48v e 34d
96,29 por jogo
94,77 por jogo
13,05 por jogo
19,33 por jogo
O Dallas Mavericks conquistou a segunda melhor campanha do Oeste graças a uma arrancada no último mês. O time texano tentará acabar com a fama de 'amarelão' que ganhou nos últimos anos: foi eliminada quatro vezes em cinco temporadas na primeira rodada do mata-mata. O ala Dirk Nowitzki segue em busca de seu primeiro anel e conta com a companhia do veterano Jason Kidd e do ala Caron Butler. Sobreviver à primeira rodada é o objetivo do Portland Trail Blazers. A equipe até tem feito boas campanhas na fase regular, mas não passa do confronto inicial dos playoffs há 11 anos. Para que isto não ocorra mais uma vez, a franquia conta com a boa fase de LaMarcus Aldridge e com Brandon Roy, que perdeu boa parte da temporada por lesão. Outro destaque é Gerald Wallace, contratado durante a atual temporada.
OKLAHOMA CITY THUNDER (4º) X DENVER NUGGETS (5º)
55v e 27d
104,8 por jogo
101,0 por jogo
14,10 por jogo
22,39 por jogo Campanha
Pontos pró
Pontos contra
Desperdício
Faltas cometidas 50v e 32d
107,4 por jogo
102,7 por jogo
14,11 por jogo
22,96 por jogo
Franquia mais nova da NBA, O Oklahoma City Thunder contou com amadurecimento de seus jogadores para fazer a melhor campanha de sua história. Kevin Durant se consolidou como um dos melhores atletas da liga, Russell Westbrook se tornou um armador top e a equipe ainda se reforçou com os ex-Celtics Kendrick Perkins e Nate Robinson. Com um elenco mais sólido que em anos anteriores, promete surpreender. A saída de Carmelo Anthony não abalou o Denver Nuggets. Mesmo sem o astro, o time manteve o rendimento e avançou com tranquilidade aos playoffs. Em sua melhor temporada na NBA, o brasileiro Nenê é uma das referências da equipe, que possui o melhor ataque da NBA e se reforçou com o italiano Danilo Gallinari. A falta de um alguém acostumado a brilhar na hora da decisão é o 'calcanhar de Aquiles' do time.