19 abril 2011

19-Abril-11: Recife tem um verdadeiro dia de Veneza

Simplesmente um absurdo um bairro como Boa Viagem testemunhar cenas como essas. E que fique claro que isso se repetiu por toda a cidade!
Surpreendente como o Poder Público pode ser incompetente a ponto de fazer vistas grossas para uma situação dessas?
Muitos serão cínicos a ponto de alegar que se trata de uma chuva muito além do normal para a época, tentando fazer de uma meia-verdade justificativa para o descaso da situação urbana dessa linda capital.
Na verdade, quem testemunha o dia-a-dia dessa metrópole, sabe que qualquer chuva de intensidade média é capaz de causar transtornos suficientes para prejudicar muita gente. Não há galerias pluviais que atendam a vazão de chuva e, as que existem, estão sempre entupidas pois não há coleta de lixo eficiente nem tampouco lixeiras nas ruas. A população, verdade seja dita, colabora para piorar a situação jogando o lixo no chão. Caminhões de concreto a serviços dos contáveis espigões que brotam todos os dias despejam suas sobras nos bueiros... enfim, um caos total agravado pela falta de fiscalização.
Também haverá quem diga que não há recursos para investir em macro-drenagem e saneamento básico (notem pelas fotos que o rio que virou a minha rua não é de água, mas de esgoto). Gostaria de lembrar que esse é um dos estados que mais crescem no país. Claro que anos de descaso não serão recuperados do dia para a noite, mas o fato é que não se vê nenhum esforço sério para isso.
Enfim, fica o desabafo de quem fugiu de SP pensando que não iria se deparar mais com essas coisas, mas passo a crer que o futuro de Recife não será muito diferente, se não for pior. Melhor comprar uma gôndola para ir ao trabalho...