15 janeiro 2013

Revitalização da região do São Vito deve ser concluída até 2016

MATÉRIA COMPLETA:



Revitalização da região do São Vito deve ser concluída até 2016



Maior parte do orçamento da obra será destinada para contruções de novos túneis

A Prefeitura de São Paulo afirmou, nesta quarta-feira (4), que pretende começar a tocar a revitalização da região do Parque Dom Pedro II já neste ano.

A proposta do projeto é reintegrar a área verde ao entorno, melhorar o sistema viário e ocupar com equipamentos de educação e serviço os espaços que antes pertenciam aos prédios São Vito e Mercúrio.

A primeira fase será concluída até 2013 e prevê a demolição do viaduto Diário Popular e a construção de um pontilhão (acesso) sobre o rio Tamanduateí, que interligará os bairros do Pari e Brás ao centro da cidade e ao terminal de ônibus do Parque Dom Pedro.

O edital de licitação para a obra de construção do pontilhão está sendo elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras e já em fase final. Segundo a pasta, a previsão é que o acesso esteja pronto no primeiro semestre de 2012.

Na parte oeste, vizinha ao terminal de ônibus, o projeto de reurbanização propõe a construção de um centro de compras e um estacionamento público. O prefeito explicou que estas obras vão dinamismo ao eixo comercial da rua 25 de março, entre a ladeira General Carneiro e a avenida Rangel Pestana.

- Teremos um shopping popular, voltado para os micro e pequeno comerciantes. Estamos combatendo com muita determinação aqueles que fazem o comércio ilegal de mercadorias.

Já no eixo norte, no espaço que era ocupado pelos edifícios São Vito e Mercúrio, a Prefeitura de São Paulo serão instaladas uma unidade do Sesc e outra do Senac. Segundo Kassab, que assinou nesta quarta-feira um protocolo de intenções com o presidente do Sesc e do Senac de São Paulo, Abram Szajman, esses equipamentos estarão interligados ao Mercado Municipal por um boulevard.

O projeto de revitalização custará 1,5 bilhão aos cofres públicos e deve terminar só em 2016, após a gestão do prefeito Gilberto Kassab. Para ele, a mudança de administração não deve retardar ou cancelar os projetos de recuperação da área do antigo São Vito.

- Não tem sentido que uma administração futura não dê sequencia [ao projeto de revitalização]. É um projeto da cidade e não de gestão.

A maior parte do orçamento (R$ 1,1 bilhão) previsto será destinada à construção de dois túneis subterrâneos próximos às margens do rio Tamanduateí. Segundo o prefeito, a ideia é melhorar o trânsito na região da avenida dos Estados.

Projeto habitacional 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, a revitalização da região prevê um projeto habitacional, que seria construído na continuidade da rua 25 de Março.

- Nós identificamos a possibilidade de você ter comércio intenso nos térreos, como é de sua característica, mas os edifícios serem de uso misto, e portanto, residenciais nos pavimentos superiores. Mas isso é uma coisa que vai ser construída. Como essas áreas são privadas, o ideal é que consigamos implementar essas novas edificações intensificando o uso da região, mas com a participação dos atuais proprietários de imóveis, sem ter a necessidade de desapropriação.

Novos Renders

Um boulevard vai ligar as unidades do Sesc e do Senac ao Mercado Municipal












Atual


Em 2016


Passarela do metrô da Linha 3 Vermelha


Estação Intermodal






Novo Terminal Expresso Tiradentes


Futuros torres de escritórios - Rua Dom Pedro II


Conexão com o Pátio do Colégio


Projeto atenção urbana - Rua Comendador Assad Abdalla



Last edited by Marcio Staffa; June 7th, 2012 at 06:22 AM.