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Começaram em agosto as obras do Complexo Viário do Polo Industrial de Itaquera, que pretendem melhorar o tráfego na zona Leste de São Paulo e diminuir o deslocamento diário dos moradores para outras regiões da cidade a partir da criação de oportunidades de trabalho locais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o polo industrial em Itaquera ficará em uma área próxima ao futuro estádio do Corinthians, localizado nas proximidades das estações do metrô Itaquera e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O empreendimento contará com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), uma Escola Técnica Estadual (Etec), Senai, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, um edifício multifuncional com centro de eventos, uma rodoviária, a escola de formação do Instituto Dom Bosco, além de outros equipamentos.
Segundo a secretaria, os empreendimentos são resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, sob responsabilidade da Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S.A. O Consórcio Viário Zona Leste, formado pelas construtoras OAS e S/A Paulista, terá 20 meses para realizar as seguintes obras:
● Nova avenida da ligação Norte-Sul, entre as Avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos;
● Nova avenida de ligação entre as Avenidas Norte-Sul e Miguel Inácio Cury;
● Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a estação Corinthians-Itaquera do metrô;
● Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da estação Corinthians- Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho.
● Nova avenida de ligação entre as Avenidas Norte-Sul e Miguel Inácio Cury;
● Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a estação Corinthians-Itaquera do metrô;
● Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da estação Corinthians- Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho.
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Além disso, será realizada a licitação das alças de ligação entre as avenidas José Pinheiro Borges (Nova Radial) e Jacu Pêssego - avaliadas em R$ 75 milhões -, que facilitarão o acesso à Marginal Tietê e ao Rodoanel, e a construção da maior passarela de São Paulo, com valor estimado em R$ 19 milhões. O dispositivo terá extensão de 185 m, vão livre de 110 m e será usado por torcedores a caminho do estádio do Corinthians.
As obras serão executadas pelo Estado e caberá ao município promover as desapropriações, obras de compensação ambiental e o plano de comunicação da região. No total, segundo a SMDU, o Tesouro do Estado deve investir R$ 345,9 milhões no complexo viário, e a Prefeitura de São Paulo R$ 132,3 milhões, no total de R$ 478,2 milhões.
Já a Prefeitura Municipal deve executar até 2014, com recursos próprios, obras viárias e de drenagem para o novo prolongamento da Radial Leste. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, as empreitadas previstas são:
● Canalização de 2.500 m do Córrego Verde, entre o rio Jacu e Av. Líder, e de 160 m do córrego Chá dos Jesuítas, em galeria, na travessia sob a Av. Radial Leste;
● Construção de alças de acesso da Rua Monsenhor Agnelo - Marginal, e de aproximadamente 200 m de pista simples para o acesso dos bairros da região à Nova Radial Leste, incluindo terraplenagem, pavimentação e drenagem;
● Construção do viaduto Guaianases e sistema viário: ligará a Av. Nova Radial Leste ao bairro de Guaianases para a transposição da via ferroviária da CPTM;
● Implantação do viário de apoio da Av. do Contorno: 500 m de via simples, incluindo drenagem e pavimentação;
● Implantação do viário de apoio Inajar Guaçu (Marginal): 300 m de via simples, incluindo drenagem e pavimentação;
● Implantação da ligação da Rua Alfredo Costa: 300 m de via simples, incluindo drenagem e pavimentação;
● Implantação de pista ligando a Rua Salvador Gianeti com a Estrada de Poá: 259 m de pista dupla, incluindo terraplenagem, pavimentação e drenagem;
● Construção de pontilhão da Quinta de São Miguel: 16 m de comprimento para transposição do córrego Itaquera Mirim;
● Construção de pontilhão da Rua Boa Vitória e Rua Benedito Leite Ávila: 18 m de comprimento para transposição do córrego Itaquera Mirim;
● Construção de via ligando a Nova Radial Leste à Av. Águia de Haia: 350 m de via com pista dupla incluindo terraplenagem, drenagem e pavimentação;
● Construção de viaduto de 240 m na confluência da antiga Radial Leste com a Nova Radial Leste, e de sistema viário de acesso a esse viaduto;
● Construção da Ligação Itinguçú - Rua José Giordano: 600 m de pista simples, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação e muro à flexão;
● Recuperação de aproximadamente 130 m de extensão do pavimento da Rua Cristina Baumann;
● Alargamento da Rua Porto Amazonas com implantação de aproximadamente 100 m de pista simples, incluindo drenagem e pavimentação.
● Construção de alças de acesso da Rua Monsenhor Agnelo - Marginal, e de aproximadamente 200 m de pista simples para o acesso dos bairros da região à Nova Radial Leste, incluindo terraplenagem, pavimentação e drenagem;
● Construção do viaduto Guaianases e sistema viário: ligará a Av. Nova Radial Leste ao bairro de Guaianases para a transposição da via ferroviária da CPTM;
● Implantação do viário de apoio da Av. do Contorno: 500 m de via simples, incluindo drenagem e pavimentação;
● Implantação do viário de apoio Inajar Guaçu (Marginal): 300 m de via simples, incluindo drenagem e pavimentação;
● Implantação da ligação da Rua Alfredo Costa: 300 m de via simples, incluindo drenagem e pavimentação;
● Implantação de pista ligando a Rua Salvador Gianeti com a Estrada de Poá: 259 m de pista dupla, incluindo terraplenagem, pavimentação e drenagem;
● Construção de pontilhão da Quinta de São Miguel: 16 m de comprimento para transposição do córrego Itaquera Mirim;
● Construção de pontilhão da Rua Boa Vitória e Rua Benedito Leite Ávila: 18 m de comprimento para transposição do córrego Itaquera Mirim;
● Construção de via ligando a Nova Radial Leste à Av. Águia de Haia: 350 m de via com pista dupla incluindo terraplenagem, drenagem e pavimentação;
● Construção de viaduto de 240 m na confluência da antiga Radial Leste com a Nova Radial Leste, e de sistema viário de acesso a esse viaduto;
● Construção da Ligação Itinguçú - Rua José Giordano: 600 m de pista simples, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação e muro à flexão;
● Recuperação de aproximadamente 130 m de extensão do pavimento da Rua Cristina Baumann;
● Alargamento da Rua Porto Amazonas com implantação de aproximadamente 100 m de pista simples, incluindo drenagem e pavimentação.

