MATÉRIA COMPLETA:
http://marcabrasil.ig.com.br/corinthians/html/2012/12/as_virtudes_e_qualidades_do_heroi_cassio_49299.html
POR FELIPE PICCOLI 17.12.12 às 18h04
O MARCA BRASIL traçou o perfil do jogador de 24 anos, natural de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, que teve uma estrela muito iluminada no ano de 2012, foi batalhador, agarrou asoportunidades e não deixou com que a fama mudasse sua personalidade.

Cássio é fã de churrasco e chimarrão. Foto: Alan Morici / Agência O Dia
Batalhador
Podia fazer chuva ou muito sol lá estava Cássio no CT Joaquim Grava para treinar. E não importava se era folga da delegação corintiana. Todos os dias o goleiro foi ao clube para fazer sua habitual corrida em volta dos gramados. Por mais de uma hora ele corria, sozinho com fone de ouvido, para manter a forma física. E ainda quanto tinha algum preparador de goleiros no clube ele pedia treinos extra.
Apegado às tradições gaúchas e caseiro
Nascido em Veranópolis, pequena cidade do Rio Grande do Sul, Cássio mantém às tradições gaúchas, como chimarrão e churrasco. Ele, pelo menos duas vezes por semana, vai à algum restaurante que tem como especialidade carne. Este é o principal lazer do camisa 12 corintiano que não gosta de sair para balada ou bares. Prefere curtir a família em casa.
Logo depois da conquista da Taça Libertadores, Cássio foi com a reportagem do MARCA BRASIL, a uma churrascaria argentina e apreciou seu prato principal. “Carne e chimarrão são os meus amores. Sou gaúcho de origem e amo minha cultura.”
Preparado para agarrar as oportunidades e concentrado em decisões
O lema “preparado para agarrar a chance” do técnico Tite foi incorporado pelo goleio corintiano. Quando foi preciso, ele não deixou o Corinthians na mão. Após a derrota do clube nas quartas de final do Paulistão para a Ponte Preta por 3 a 2, o técnico alvinegro decidiu trocar o goleiro do time, por conta dos seguidos erros de Júlio César, e optou por Cássio. O camisa 12 agarrou a chance e foi muito bem diante do Emelec-EQU, nas oitavas de final da Libertadores. Depois, pela sua segurança e regularidade, virou titular inquestionável do time. E mais...
...Cássio cresce em partidas decisivas. Seu poder de concentração é elogiado por todos no Corinthians. Ele não sente a pressão de atuar em grandes partidas. Diante do Vasco, nas quartas de final da Libertadores, foi o homem determinante para o time conseguir avançar à próxima fase. Depois, também manteve a regularidade nas finais. E exemplo máximo foi a atuação diante do Chelsea, no último domingo. A consagração do 'herói' corintiano.
Rockeiro
Enquanto seus companheiros de clube gostam de ouvir pagode, samba e sertanejo, Cássio mantém um gosto musical completamente diferente do habitual boleiro. Ele é fã de bandas de rock e 'heavy metal'. A banda preferida do goleiro é a australiana 'AC/DC'.
Sonho de ser o titular na Copa do Mundo de 2014 e retonar à Europa
Mesmo que de forma tímida, para não demonstrar soberba, Cássio revela seu desejo de ser o camisa 1 da seleção brasileira na Copa do Mundo. Ele, em entrevista à reportagem, contou que sabe que tem potencial para atingir o feito, entretanto, sabe que precisa evoluir muito para sempre permanecer no topo. “Quero jogar a Copa do Brasil e sei que posso conseguir. Vou trabalhar muito para isso”, disse o goleiro.
E durante o bate-papo com o MARCA BRASIL, ele revelou que tem desejo de retornar à Europa, entretanto, para um grande clube do cenário mundial. Com experiência de atuar no PSV, da Holanda, Cássio disse que tomará cuidado na sua escolha, o que, de acordo com ele, não deve acontecer em breve. “Quero um dia voltar a jogar na Europa, como todos jogadores, mas tomarei muito cuidado. Dessa vez quero ir para jogar e para um grande clube”, disse.

Cássio sonha em ser o goleiro do Brasil na Copa de 2014. Foto: Alan Morici / Agência O Dia