
Realidade virtual: monotrilho de São Paulo para a Copa ficará pronto em 2016
Apenas uma obra de mobilidade urbana na cidade de São Paulo consta na Matriz de Responsabilidade da Copa, assinada em janeiro de 2010 por União, Estados e cidades-sedes como compromisso assumido para o Mundial de futebol de 2014. Trata-se da Linha 17-Ouro do metrô, um monotrilho que fará a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária, de custo previsto em R$ 3,1 bilhões. A obra, porém, que deveria ter começado em junho deste ano, ainda não saiu do papel.
PROMESSAS X REALIDADE

Em julho deste ano, o governador Geraldo Alckmin assinou o contrato para a construção do monotrilho, já informando que a obra não estaria pronta no prazo original, mas garantindo que a maior parte da linha seria entregue até 2014. Em novembro, a promessa caiu por terra; até 2016, só um terço da linha estará funcionando.
Quando 2011 começou, o Ministério do Esporte divulgou um relatório de acompanhamento das obras da Copa. Nele estava escrito que a situação do monotrilho paulista era "adequada". Dizia também que as obras teriam início em junho do mesmo ano e que estariam concluídas em março de 2013. Nada disso aconteceu ou vai acontecer.
MATÉRIA COMPLETA: