01 novembro 2011

Governo paulista quer centro de pesquisa da Petrobrás

Baixada Santista ou ABC Paulista seriam possíveis localizações do centro


Luciana Collet, da Agência Estado

SÃO PAULO - O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, disse nesta terça-feira, 1°, que o governo de São Paulo está elaborando uma pauta para levar em reunião que deve ser realizada com a Petrobrás. Entre as demandas que o governo paulista possui está o desenvolvimento de um centro de pesquisas no Estado, semelhante ao que a estatal construiu no Rio de Janeiro.

"Queremos pesquisa em São Paulo. A pesquisa da Petrobrás hoje está totalmente estabelecida no Rio de Janeiro. Ela entra nos institutos aqui e acolá, por meio de parceria como com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo (USP). Queremos um centro de pesquisa semelhante ao que a companhia tem na Ilha do Fundão", disse o secretário, no seminário "Desafio pensando no futuro: Pré-Sal", que está sendo realizado hoje na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O secretário sugeriu até possíveis localizações do centro: na Baixada Santista ou no ABC Paulista. Ele lembrou que o Estado já busca desenvolver programas de qualificação profissional voltados à indústria do petróleo, seja na USP ou nas escolas e faculdades técnicas estaduais, destacando a criação do campus da USP em Santos, que a partir do ano que vem já deve oferecer um curso de graduação em Engenharia de Petróleo.