11 novembro 2011

Black Sabbath anuncia volta com formação original


Confirmação foi dada no site oficial do grupo

LUCIANO BORBOREMA com estadão.com.br

A banda Black Sabbath acaba de anunciar oficialmente seu retorno aos palcos. No site oficial, a banda postou um vídeo anunciando que a formação será a original, que um novo disco virá após 33 anos e que haverá uma turnê mundial. A Billboard diz que o novo disco será gravado em estúdio e que a turnê será grande e ocorrerá em 2012.


Formação original do Black Sabbath. (Divulgação)

O retorno já era esperado. Há cerca de dois meses, Ozzy e Iommi revelaram que tinham escrito novas músicas juntos. “Nós estamos realmente ansiosos por isso e eu acho que as coisas que escrevemos são realmente boas”, disse o guitarrista que ainda falou que as faixas lembram as coisas antigas do grupo.

Iommi ainda contou que reunião do grupo foi mantida em segredo. E apesar do pessimismo de Ozzy, um dos problemas do retorno da banda seria a saúde do baterista Bill Ward. "Ele não estava 100%. Tinha uma operação há poucos meses, por isso vamos ver como vai ficar".

No começo do ano, em entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, Geezer Butler descartou qualquer reunião entre os integrantes originais do grupo. “Eu gostaria de deixar claro, em justificativa a rumores e boatos, que definitivamente não haverá nenhuma reunião entre os quatro membros originais do Black Sabbath. Seja para gravar um álbum ou turnê”, disse Butler.

Apesar disso, semanas antes, Ozzy revelava em entrevista à rádio BBC, que a banda estava no estágio das conversas sobre a gravação de um novo álbum. “O problema é que se fizermos algo abaixo do nosso último trabalho, vai ser um grande anticlímax”, tinha falado Ozzy.

Desde quando Ozzy deixou a banda em 1979, o grupo chegou a fazer outros projetos. O último trabalho do Black Sabbath foi gravado no ano de 2005. No vocal estava Ronnie James Dio sob o nome Heaven ans Hell. A banda chegou a sair em turnê entre 2006 a 2010, e o projeto acabou quando Dio morreu em maio de 2010.