Redação Super 1 de abril de 2011
Por João R.
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Você conhece o primeiro de abril. É aquela data – perigosa – em que mentir é “permitido”, e pior, incentivado! Mas vamos deixar a chatice de lado, porque a data é inevitavelmente divertida. Ainda mais na internet, onde o dia já é tradicionalmente esperado por geeks de plantão: grandes companhias online costumam criar pegadinhas e alterações criativas em seus sites, além de anunciar produtos malucos e oportunidades absurdas.
Reunimos o que rolou de mais criativo na internet nesse primeiro de abril (aliás, se você viu, no seu Twitter ou Facebook, pessoas cujos avatares estavam com aquele símbolo de quando o navegador não conseguiu carregar a imagem, essa foi a minha contribuição para a data. Mobilizei contatos para uma troca massiva de avatares, para simular um pequeno erro no seu browser!
).
Google e a avalanche de mentiras
Tem site que gosta de fazer uma brincadeirinha com seus usuários. O Google AMA. Tanto que daria pra fazer uma lista das ações de primeiro de abril só pra ele. É página de busca em Comic Sans (e ainda uma iniciativa Comic Sans para Todos) , é nova cara pros anúncios comerciais, é site para exercitar a mão usando o Chrome, é o Google Tradutor para animais e é até vagas de emprego: Uma para “autocompletador” (veja o vídeo!) e outra para trabalhar na lua!! Mas, no meio de toda a loucura do Google nesse primeiro de abril, uma ação se destacou: O Gmail Motion. É um serviço que permite ao usuário controlar o GMail com seu próprio corpo, através de movimentos como lamber um envelope e entregá-lo para enviar emails. Tudo demonstrado daquela forma bonita com que o Google costuma explicar seus produtos de verdade. O vídeo conta, inclusive, com depoimentos de especialistas. Ótimo!
YouTube e 1911
Mesmo sendo mais um produto do Google, o YouTube ganha autonomia na nossa lista, por ser um site sites mais “tradicionais” em ações de primeiro de abril. Dessa vez eles decidiram voltar 100 anos na história e mostrar o site em 1911, sua “data de fundação”. O legal é que eles criaram um vídeo com o Top 5 vídeos virais de 1911. Qualquer semelhança é mera fenda no espaço-tempo.
Hulu e 1990
O Hulu é um portal de disponibilização de conteúdo de TV, na internet (ao qual ninguém fora dos EUA tem acesso, infelizmente) que foi um pouco mais contido que o YouTube e voltou, nesse primeiro de abril, uns bons anos na história da internet. Foi para os anos 90, e levou toda a tecnologia do site junto. É imagem com baixa resolução que demora pra carregar, é banner de texto passando, é fonte padrão, é tudo de mais interneticamente antigo.
Groupon e a compra do primeiro de abril
O mais conhecido site de compras coletivas do mundo anunciou hoje seu registro de patente sobre o primeiro de abril. E está exigindo seus direitos de todos que fizerem pegadinhas sem autorização ou vínculo.
Pinterest e o mundo de cabeça pra baixo
O Pinterest, site para guardar e catalogar imagens, deixou as páginas iniciais de seus usuários registrados de cabeça para baixo nesse primeiro de abril. Todas as imagens das pessoas que você segue, assim como o próprio logo do site, estavam “penduradas” ao contrário. Ao passar o mouse por cima, porém, a imagem se virava de volta para sua posição tradicional.
Grooveshark e o 3D
O portal de streaming de músicas decidiu brincar com o 3D (e com tecnologia do HTML5) e deixou seu site inteiro em 3D anáglifo (aquele azul e vermelho). Em determinados locais, você encontra a equação HTML5 + 3D = Winning, em referência ao Charlie Sheen, que é outro que frequentemente parece estar fazendo piada de primeiro de abril.
Thinkgeek e a loja da Apple em Playmobil
O Thinkgeek é uma loja virtual só de produtos para geeks! E isso nem é piada, existe mesmo! Acontece que já é tradição: Eles lançam produtos fictícios bastante inusitados no primeiro de abril. O do ano passado, um saco de dormir do Tauntaun, fez tanto sucesso que foi até lançado de verdade! O desse ano é um kit, em Plamobil, de uma Apple Store! Vem com a loja, mesas com os produtos e até o Steve Jobs apresentando seus famosos keynotes (cujo telão pode ser seu iPhone 4!). A fila de applemaníacos em véspera de lançamento é opcional (é sério!)
Starbucks e o delivery de café
A rede, que é parte essencial da manhã de muita gente, anunciou hoje um promissor seviço para smartphones: Você abre o aplicativo de onde você estiver, escolhe o café que quiser e de acordo com o site, “antes que você consiga dizer abra-kadabra” um funcionário do Starbucks vai aparecer na sua frente de patinete, só pra te entregar sua bebida. Esse sim podia ser verdade, né?





