31 outubro 2012

Dilma defende que recursos do pré-sal sejam usados na educação

MATÉRIA COMPLETA:
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6195364-EI8266,00-Dilma+defende+que+recursos+do+presal+sejam+usados+na+educacao.html


A presidenta da República, Dilma Rousseff, defendeu, nesta segunda-feira, a destinação dos recursos com a exploração do petróleo e gás da camada pré-sal para a educação. Segundo a presidenta, apesar dos investimentos feitos ao longo dos últimos anos, somente com a aplicação dos ganhos do setor de petróleo e gás será possível aumentar o direcionamento de recursos para essa área.
"Eu acredito que uma das grandes questões que nós temos que discutir, logo após as eleições, é para onde vamos destinar os recursos do petróleo e do gás, tanto no que se refere a royalties, como ao Fundo Socialdo Pré-Sal aprovado em relação à partilha. Nisso, a importância da educação tem que ficar clara", ressaltou ao discursar durante evento promovido pela revista Carta Capital.

Mercadante defende 100% dos royalties do petróleo para educação

MATÉRIA COMPLETA:

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/10/mercadante-defende-100-dos-royalties-do-petroleo-para-educacao.html

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, levou formalmente à bancada do PT na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (31) a posição da presidente Dilma Rousseff sobre a proposta de distribuição dos royalties do petróleo. Mercadante defende junto ao Congresso Nacional que 100% dos recursos arrecadados com o pagamento de royalties do petróleo sejam destinados a políticas de educação.
O ministro acrescentou que a presidenta Dilma Rousseff quer que metade dos ganhos do fundo a ser criado com recursos do pré-sal também seja repassada ao setor.

24 outubro 2012

Brasileiro desenvolve vacina experimental mais eficaz contra vírus da Aids


MATÉRIA COMPLETA:
Uma vacina com a combinação de cinco anticorpos conseguiu manter os níveis do vírus da Aids (HIV-1) abaixo dos detectáveis durante mais tempo que os tratamentos atuais, informou nesta quarta-feira (24) a revista Nature. O estudo fo feito pelo imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, membro da Academia Americana de Ciências na Universidade Rockefeller, em Nova York.

Imagens do mês (outubro/2012)

Foto 69 de 69 - O imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, radicado em Nova York, nos Estados Unidos, desenvolveu vacina experimental mais eficaz contra o vírus da Aids, segundo informou nesta quarta-feira (24) a revista Nature. O tratamento experimental é composto por cinco potentes anticorpos e foi administrado em ratos "humanizados", ou seja, cobaias que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano. Nussenzweig observou que a carga viral dos ratos caiu para níveis abaixo dos detectáveis e foram mantidos assim por até 60 dias depois do término do tratamento Rockefeller University
O tratamento experimental é composto por cinco potentes anticorpos monoclonais, idênticos entre si porque são produzidos pelo mesmo tipo de célula do sistema imunológico, e foi administrado em ratos "humanizados" - ou seja, que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano, permitindo que sejam infectados com o vírus HIV. Estima-se que esta é uma fórmula que poderia evitar a infecção de novas células.
Nussenzweig observou que, desde que foi iniciado o tratamento, a carga viral tinha caído para níveis abaixo dos detectáveis e assim se mantiveram por até 60 dias após o término do tratamento. Em seguida, o cientista brasileiro comparou resultados ao tratar ratos com uma combinação de três anticorpos monoclonais e, também, com um tratamento baseado em um único anticorpo.

Bob Fernandes/ 863 índios se suicidam... e quase ninguém viu

18 outubro 2012

Câmara muda regra e deputados poderão faltar nas segundas e sextas


MATÉRIA COMPLETA:

BRASÍLIA - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, projeto de resolução que altera o regimento da Casa e formaliza a prática de sessões esvaziadas às segundas e sextas-feiras. O regimento da Casa previa sessões ordinárias durante os cinco dias da semana, mas, na grande maioria das vezes, as sessões deliberativas só são realizadas entre terça e quinta-feira.
- É a oficialização da gazeta. Agora, às segundas e sextas, é gazeta para todo mundo. É um estímulo à desmoralização da Câmara - criticou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).
Em nota, o presidente da Câmara, Marco Maia, criticou as declarações de Rubens Bueno. Segundo ele, a acusação do parlamentar " é mais um devaneio de quem desconhece o Regimento da Câmara dos Deputados e a prática legislativa. O deputado fala sem ter conhecimento pleno do processo legislativo".
"Se o deputado Rubens Bueno tivesse inteligência emocional, procuraria se informar sobre o funcionamento do Parlamento em outros países e descobriria que o Legislativo brasileiro é um dos poucos que funciona cinco dias por semana durante o ano todo", diz Maia.
A alteração do regimento diz que as sessões ordinárias serão realizadas, uma vez ao dia, de terça a quinta-feira. Diz ainda que às segundas e sextas, haverá sessões de debates, "de forma idêntica às ordinárias". O regimento manteve a possibilidade de convocação de sessões extraordinárias, em qualquer dia.

15 outubro 2012

Torcida do Corinthians supera as de Palmeiras e São Paulo juntas

http://www.lancenet.com.br/corinthians/Corinthians-pesquisa-torcida-Palmeiras-Santos-Sao_Paulo_0_791920850.html


LANCEPRESS! 14/10/2012 - 14:33 São Paulo (SP)
Torcida do Corinthians no Pacaembu
Se somar palmeirenses e são-paulinos não dá o número de corintianos na capital paulista. É isso que aponta um raio-X das torcidas realizada pelo Datafolha e publicado pelo jornal "Agora" neste domingo.

De acordo com a pesquisa, 36% das pessoas entrevistadas pelo instituto afirmaram torcer para o Timão na capital paulista. Em segundo lugar vem o Tricolor, com 20%, enquanto o Verdão ficou com 13%. O Peixe aparece na quarta colocação, com 6% da preferência. Outros 2% afirmaram torcer para o Flamengo, além dos 20% que não têm time de coração - outras equipes somadas chegaram a 3%.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Corinthians-pesquisa-torcida-Palmeiras-Santos-Sao_Paulo_0_791920850.html#ixzz29PmCCtzP
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

12 outubro 2012

Malafaia, o arrebentador.

MATÉRIA COMPLETA:
http://terramagazine.terra.com.br/zagueiro/blog/2012/10/12/malafaia-o-arrebentador/


Malafaia, o arrebentador.

Eleição, na teoria, era para ser uma disputa entre ideias diferentes, representadas por partidos e candidatos diferentes, apresentadas aos eleitores para que eles escolham o que acha melhor para sua cidade, estado, país, edifício, clube de futebol, ou presidente da associação de boliche do bairro. 
Numa eleição em dois turnos, existe a vantagem extra de a gente poder olhar para várias escolhas, tipo gôndola em hipermercado, testar, cheirar, sacudir, colocar e tirar do carrinho, antes de eliminar a todos menos dois. Esses, agora finalistas, recebem tempo extra na tevê e toda a atenção do mundo para que deixem claro a que vieram, o que propõem, que planos mirabolantes podem ter para salvar a cidade do abismo, enfim, governar. 
 
E para governar essa muita coisa chamada São Paulo, temos os candidatos José Serra em um canto do ringue, e Fernando Haddad do outro. Fortes candidatos, com fortes biografias, fortes apoios, e nada que diga que um ou outro, qual Russomanno, vieram de Marte diretamente para assustar as criancinhas no horário eleitoral. Serra e Haddad são pra valer.
 
E o que deveríamos esperar, portanto, seria o confronto entre um e outro, a comparação entre duas biografias – a de um veterano prefeito, ministro e governador versus a de um jovem e promissor ministro -, a comparação dos respectivos projetos, das respectivas visões, deles e dos seus partidos e aliados; a comparação do que a cidade ganha e perde com um e outro, para então cada eleitor ir até lá e pimba, cravar o seu voto. 
 
No entanto, quem surge querendo ser arma secreta nesse processo, vindo diretamente de algum lugar escuro e assustador onde ele vive e exercita a sua, digamos, profissão, é o nosso estimado Silas Malafaia. 
Silas Malafaia não é líder de nenhum partido, não é representante de nenhuma instituição republicana, não é um sujeito particularmente informado da vida paulistana, mas, por algum motivo que me escapa, se sente em condição de vir até aqui para definir a eleição para prefeito da maior cidade do Brasil. Mais: bom cristão, Malafaia cristãmente anuncia que vai arrebentar Haddad. Arrebentar, caros leitores eleitores.

10 outubro 2012

Centro já começa a mudar para ganhar bonde elétrico


MATÉRIA COMPLETA:
POR CHRISTINA NASCIMENTO
Rio -  Até o final deste mês, será publicado o edital de licitação para a compra dos 32 bondes elétricos VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) e para a obra.

Essa é uma das intervenções que prometem alterar radicalmente o trânsito do Rio na segunda gestão do prefeito Eduardo Paes. Outra mudança em estudo é na Rua Primeiro de Março, que pode virar corredor exclusivo para os ônibus do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro via Avenida Brasil.

A adaptação do Centro para receber o novo meio de transporte já começou. O acabamento asfáltico está sendo substituído por concreto nas ruas General Luiz Mendes de Morais, que une a R. Santo Cristo à Linha Vermelha, e a D1, que foi criada e fica paralela à R. Pedro Alves. Tudo para se adaptar aos trilhos.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia

09 outubro 2012

Pena mínima pode livrar Dirceu de prisão em regime fechado

Não podia mesmo ser perfeito, mas valeu, Ministro Barbosa!
MATÉRIA COMPLETA:
Condenado nesta terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção ativa, ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu está sujeito a uma pena que pode variar de quatro anos e oito meses até 18 anos de prisão. Embora o crime de corrupção ativa tenha pena mínima de dois anos, neste caso, o STF deve considerar o fato de que o réu responde a mais de uma acusação por corrupção ativa. Dirceu, assim como o ex-tesoureiro Delúbio Soares, foi condenado nove vezes pelo crime de corrupção ativa.
AE
Maioria do Supremo condena ex-ministro Dirceu por corrupção ativa
Já o ex-presidente do PT José Genoino está condenado a, pelo menos, três anos e oito meses de cadeia, no julgamento do mensalão ; mas essa pena pode chegar a 12 anos. O petista foi condenado por seis atos de corrupção ativa.
A dosimetria das penas só será definida no fim do julgamento. O STF precisa definir se aplicará a pena com base na continuidade delitiva ou no concurso material. No primeiro caso, a pena-base é estipulada pelo STF e, a partir daí, é estabelecido um coeficiente de agravante de pena para cada ato de corrupção ativa. No segundo caso, cada crime de corrupção ativa é considerado como um ato único passível de adoção de uma pena específica e no final, soma-se isso tudo na dosimetria.
Dessa forma, caso o STF entenda que a aplicação de pena contra Delúbio, Dirceu ou Genoíno ocorra por meio de continuidade delitiva, no mínimo, eles serão condenados a dois anos de prisão, mais um sexto da pena (quatro meses) para cada outra ocorrência de corrupção ativa (coeficiente mínimo de agravante para esses casos). Assim, para Dirceu e Delúbio, seriam somados dois anos da pena mínima pelo crime de corrupção ativa mais oito vezes essa sexta parte da pena: total de quatro anos e 8 meses. Para Genoino, valeria o seguinte cálculo: dois anos da pena mínima mais cinco vezes essa sexta parte da pena: total de três anos e oito meses.