06 maio 2012

Ateus e agnósticos são mais motivados pela compaixão do que religiosos, diz estudo

Thinkstock/Getty Images
Ateus são mais propensos a agir por compaixão do que religiosos, segundo estudo
“Ama o teu próximo” é a regra de ouro de quase todas as religiões. Mas uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que religiosos estão menos propensos a ajudar estranhos do ateus, agnósticos e pessoas menos religiosas. Em três experimentos, os pesquisadores descobriram que o sentimento de compaixão sempre levava as pessoas não religiosas a serem mais generosas do que as religiosas. Os resultados do estudo foram publicados na edição mais recente da revista científica Social Psychological and Personality Science.

A pesquisa desafia uma suposição generalizada de que os atos de generosidade e caridade são em grande parte movidos por sentimentos de empatia e compaixão. A ligação entre a compaixão e a generosidade se mostrou mais forte para aqueles identificados como não-religiosa ou menos religiosa.

“No geral, achamos que para as pessoas menos religiosas, ajudar o outro ou não depende da força de sua ligação emocional com a outra pessoa “, disse o psicólogo social Robb Willer, da Universidade da Califórnia, um dos autores do estudo. “Os mais religiosos, por outro lado, podem fundamentar a sua generosidade menos em emoção, e mais outros fatores, como doutrina, uma identidade comum, ou preocupações de reputação.”


MATÉRIA COMPLETA:

http://delas.ig.com.br/comportamento/2012-05-06/ateus-sao-mais-motivados-pela-compaixo-do-que-religiosos-diz-estudo.html