19 maio 2012

Arena São Jorge

07 maio 2012

Emissões de metano de dinossauros aqueceram planeta há milhões de anos

Londres, 7 mai (EFE).- A flatulência dos dinossauros herbívoros pode ter causado o aquecimento do planeta há 150 milhões de anos, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira no Reino Unido.
A pesquisa, realizada por um grupo de cientistas de universidades britânicas e publicado na revista "Current Biology", calcula que os gigantes dinossauros herbívoros (saurópodes) podiam emitir conjuntamente até 520 milhões de toneladas anuais do gás que provoca o efeito estufa.
Para fazer o cálculo, os especialistas analisaram a proporção de metano emitida pelos herbívoros atuais, como vacas e outros tipos de gado, de acordo com sua biomassa.
Depois, compararam essa relação com os dinossauros herbívoros do período Mesozóico, como o Brontossauro e o Diplodocus, que media 45 metros e pesava mais de 45 toneladas.

MATÉRIA COMPLETA:

http://br.noticias.yahoo.com/emiss%C3%B5es-metano-dinossauros-aqueceram-planeta-h%C3%A1-milh%C3%B5es-anos-153016209.html

Maranhão tem 161 escolas com nome dos Sarney

No ano em que foi declarado patrono da educação brasileira, Paulo Freire (1921-1997) ficou menor no Maranhão. Por decisão da Secretaria estadual de Educação, o nome do educador será apagado da fachada do prédio anexo de uma escola pública de Turu, bairro de São Luís. Em seu lugar, será pintado o novo nome da escola: Centro de Ensino Roseana Sarney Murad. Os uniformes dos alunos já foram mudados.
No Maranhão, o sobrenome Sarney já está em 161 escolas, mas a mudança em Turu não deve ser interpretada apenas como mais um sinal do culto à família de Roseana. Para a direção da escola, o importante é ter a certeza de que o nome da governadora pintado na fachada atrairá mais recursos e outros paparicos da administração central de um estado onde 61% das pessoas, com 10 anos de idade ou mais, não chegaram a completar a educação básica (de acordo com dados do Censo 2010). Isso é sarneísmo, movimento político liderado pelo senador José Sarney (PMDB), que comanda o Maranhão há quase cinco décadas.

MATÉRIA COMPLETA:

http://br.noticias.yahoo.com/maranh%C3%A3o-tem-161-escolas-nome-dos-sarney-190307528.html

06 maio 2012

Facebook pede que usuários divulguem se são doadores de órgãos

O Facebook anunciou nesta terça-feira um plano para estimular seus usuários a divulgarem se são doadores de órgãos em suas páginas pessoais.
O site de rede sociais pedirá que usuários divulguem os dados junto com a data de nascimento e a escola que estudam. Com isso, o Facebook espera que os usuários que divulguem seu status de doadores estimulem outros a fazer o mesmo.
Segundo o jornal The New York Times, especialistas em doação de órgãos afirmam que o pedido do Facebook pode ter um impacto profundo.
Em entrevista ao jornal americano, Andrew Cameron, diretor cirúrgico da unidade de transplante de fígado do Hospital Johns Hopkins, a divulgação do status de doador no Facebook pode funcionar como a prova de consentimento necessária para que familiares do doador possam doar os órgãos.


MATÉRIA COMPLETA:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2012/05/120501_facebook_doadores_rn.shtml

Aprender segunda língua pode aumentar poder do cérebro, dizem cientistas

Aprender uma segunda língua pode aumentar o poder do cérebro, segundo pesquisadores americanos.
Os cientistas da Northwestern University dizem que o bilinguismo é uma forma de treinamento do cérebro - uma "ginástica" mental que apura a mente.
Falar duas línguas afeta profundamente o cérebro e muda a forma como o sistema nervoso reage ao som, segundo revelaram testes de laboratório.
Especialistas dizem que o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences fornece evidências "biológicas" para isso.
A equipe de pesquisadores monitorou as respostas do cérebro de 48 estudantes voluntários saudáveis - 23 dos quais bilíngues - a sons diferentes.
Foram usados eletrodos no couro cabeludo para traçar o padrão das ondas cerebrais.
Sob condições laboratoriais silenciosas, os dois grupos - o bilíngue e o de alunos que somente falavam inglês - responderam da mesma forma.
Mas em um contexto de conversa barulhenta, o grupo bilíngue foi muito superior em processar os sons.
Eles eram mais capazes de sintonizar informações importantes - a voz do orador - e bloquear outros ruídos que distraem - as conversas de fundo.

MATÉRIA COMPLETA:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120502_cerebro-lingua_rp.shtml

'Novo petróleo' promete mudar mapa geopolítico da energia

Imagine um mundo em que os Estados Unidos não se importam tanto com o que acontece no Oriente Médio – porque abastecer as frotas de Nova York ou Chicago não depende de um combustível vindo do Iraque ou da Arábia Saudita. O poder da influente Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está esvaziado. A Europa não precisa do gás russo e a China não está tão preocupada em financiar regimes africanos para garantir sua fatia da produção local de combustíveis fósseis.
É mais ou menos esse o cenário de médio prazo pintado por consultorias e especialistas entusiasmados com novas tecnologias, que permitem a exploração de reservas de gás e petróleo de difícil acesso ou cujo produto precisa passar por processos químicos específicos antes de ser utilizado. São os chamados combustíveis fósseis "não convencionais".

Eles apontam que não só as fontes de petróleo e gás não devem se esgotar em um futuro próximo – como previam estudos proféticos das últimas décadas –, como a distribuição geográfica das novas reservas é muito mais democrática, o que favorece grandes consumidores.
"Até pouco tempo, eram dominantes as previsões de que os países importadores aumentariam sua dependência do Oriente Médio e não haveria solução para altos preços do petróleo", diz o geólogo e economista Robin Mills, autor do livro O Mito da Crise do Petróleo (The Mith of the Oil Crisis) e consultor em Dubai.
"Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, ganham força expectativas de que, ao menos no médio prazo, os preços dos combustíveis fósseis voltem a cair, países que eram importadores de recursos energéticos se tornem autossuficientes ou até exportadores e a OPEC seja mais pressionada a revisar suas práticas", disse à BBC Brasil.


MATÉRIA COMPLETA:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120501_petroleo_geopolitica_rc.shtml

Entenda o que está por trás das novas regras da poupança

A equipe econômica do governo decidiu mudar na última quinta-feira as regras de remuneração da caderneta de poupança, a aplicação financeira mais popular do país, com o objetivo de abrir espaço para que os juros continuem a cair.
Para especialistas, a medida também atende às intenções políticas do governo que definiu a queda dos juros como sua principal meta, aumentando, inclusive, a pressão sobre os bancos privados para a diminuição do custo do crédito.
A taxa básica de juros, a Selic, está atualmente fixada em 9% ao ano e o Banco Central já deu sinais de que deve reduzi-la nos próximos meses.
Na última terça-feira, 1º de maio, a presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento oficial pelo Dia do Trabalho, cobrou das instituições financeiras a redução do spread bancário (a diferença entre o custo de captação dos recursos e as taxas cobradas dos clientes).

MATÉRIA COMPLETA:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120504_regras_poupanca_lgb.shtml

Artista russo cria 'lua particular' com ajuda de fotógrafos em todo mundo


O artista russo Leonid Tishkov criou a história de um homem que encontrou a lua e a levou consigo durante toda a vida no projeto "Private Moon" (Lua Particular, em tradução livre).
Tishkov disse à BBC Brasil que o projeto começou em 2003, como uma instalação artística em homenagem ao pintor surrealista René Magritte, e se expandiu para outras séries de fotografias e instalações.
A lua feita pelo artista russo é um objeto feito de acrílico leitoso e aceso com lâmpadas de LED em seu interior.
O projeto já passou por cerca de 15 países. Na maioria deles, o artista colabora com outros fotógrafos para preparar e registrar em foto o cenário com a lua.
"Meu projeto era uma tentativa de testar se nós podemos ou não pegar uma imagem bonita da superfície plana de uma figura e transformá-la em algo com volume, algo real", diz Tishkov.
"Acontece que uma caixa velha comum que brilha e fica pendurada em uma árvore pode ser muito poética e há algo nela ao qual temos uma reação emocional profunda".

MATÉRIA COMPLETA:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120503_galeria_private_moon_cc.shtml

Nacionalizações podem deslocar investimentos espanhóis para o Brasil

As recentes nacionalizações de empresas espanholas na Argentina e na Bolívia podem empurrar investimentos realizados pelo país europeu na América Latina para o Brasil, preveem especialistas.
Para eles, o Brasil, que já é o principal destino dos investimentos da Espanha na região, se beneficiaria por garantir maior segurança jurídica, além de um quadro econômico e político mais estável comparado ao de seus vizinhos.
"De maneira geral, o Brasil tem um marco regulatório consolidado e assegura maior respeito aos contratos, dando guarida aos investimentos", disse a BBC Brasil Ernesto Lozardo, professor de economia da FGV-EAESP.
O país, que se tornou em 2011 a sexta economia do mundo, com um vasto mercado interno e prestes a sediar vários eventos internacionais de grande porte, já está na rota dos investidores externos que, sem perspectivas de ganhos futuros nas economias dos Estados Unidos e da Europa, buscam mercados mais atraentes para aplicar seu capital.

MATÉRIA COMPLETA:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120503_investimentos_espanhois_latam_lgb.shtml
http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=receita-veja-como-se-faz-o-verdadeiro-feijao-tropeiro-0402CC1C336AC4B92326&tagIds=1211&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&time=all&=undefined&

Corinthians analisa oferta de grupo americano para erguer arena de shows no Pq. São Jorge

A diretoria do Corinthians decidiu que o estádio Parque São Jorge se transformará em uma arena de shows. O clube quer interessado em bancar a obra. O vice-presidente do clube, Luis Paulo Rosenberg, informou ao UOL Esporte que um fundo norte-americano entregou proposta para construir uma mega arena onde fica o campo, atualmente sem utilidade.
A área para eventos teria capacidade para 50 mil pessoas, contendo um palco principal, além de dois espaços para shows menores paralelos. O nome e o valor da negociação com o grupo norte-americano não foram revelados pelo vice-presidente corintiano.
“A ideia é construir um grande espaço para show, algo que a cidade não tem e que está necessitando urgentemente. Seria uma arena que nenhum clube imagina fazer, com duas torres de 8 andares como estacionamento. Próximo às torres, teriam dois palcos menores que absorveriam melhor os 50 mil espectadores”, detalhou Rosenberg.
De acordo com o vice-presidente do Corinthians, uma das contrapartidas dadas pelos norte-americanos é a construção de estacionamentos com capacidade para 5.000 lugares. O investidor ficaria com grande parte da receita com o estacionamento vertical.

MATÉRIA COMPLETA:

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/05/04/corinthians-analisa-oferta-de-grupo-americano-para-construcao-de-arena-no-parque-sao-jorge.htm

Primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Timão vira muro no CT

Além da apresentação do seu novo uniforme para a temporada 2012, o Corinthians fez nesta sexta-feira uma homenagem ao ex-atacante Ronaldo. Campeão paulista e da Copa do Brasil com o Timão em 2009, o Fenômeno ganhou um muro no centro de treinamento da equipe, na zona leste de São Paulo.
RONALDO GOL MURO NO CT CORINHIANS (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Ronaldo posa em frente à pintura em sua homenagem: gol de muro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Parte da campanha da fornecedora de material esportivo do Corinthians, o muro conta com uma pintura de Ronaldo em alusão ao primeiro gol dele com a camisa do Timão, no dia 8 de março de 2009, aos 47 minutos do segundo tempo, no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, pelo Paulistão, em Presidente Prudente.
Na ocasião, o atacante foi comemorar no alambrado do estádio Eduardo José Farah, que cedeu com o peso dos jogadores e da torcida. O local, aliás, virou atração na cidade do interior paulista.
- Foi um gol muito importante para mim, porque eu estava voltando de uma lesão e muita gente achava que eu não fosse mais jogar - lembrou o Fenômeno.

MATÉRIA COMPLETA:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/05/primeiro-gol-de-ronaldo-com-camisa-do-timao-vira-muro-no-ct.html

Fernando Haddad ganha apoio de intelectuais tucanos

Intelectuais historicamente ligados ao PSDB decidiram nas últimas semanas embarcar na campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.
Principal adversário do ex-governador José Serra (PSDB) na eleição deste ano, Haddad conseguiu atrair dois ex-ministros do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e até acadêmicos que no passado foram ligados a Serra.
Os que admitem seu empenho na campanha petista ressaltam, no entanto, que se trata de uma adesão pessoal ao candidato, e não ao PT.
Eles citam como motivação seu respeito à produção intelectual de Haddad, que fez carreira como professor universitário antes de entrar na política, e sua trajetória no Ministério da Educação, pasta que chefiou por oito anos.
Além disso, alguns dos intelectuais manifestam descontentamento com os rumos do PSDB desde a fracassada campanha de Serra à Presidência da República. Eles acham que o tucano fez o partido dar uma guinada à direita no ano passado, ao levar para o palanque a discussão de temas como o aborto.

MATÉRIA COMPLETA:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1086092-fernando-haddad-ganha-apoio-de-intelectuais-tucanos.shtml

Ateus e agnósticos são mais motivados pela compaixão do que religiosos, diz estudo

Thinkstock/Getty Images
Ateus são mais propensos a agir por compaixão do que religiosos, segundo estudo
“Ama o teu próximo” é a regra de ouro de quase todas as religiões. Mas uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que religiosos estão menos propensos a ajudar estranhos do ateus, agnósticos e pessoas menos religiosas. Em três experimentos, os pesquisadores descobriram que o sentimento de compaixão sempre levava as pessoas não religiosas a serem mais generosas do que as religiosas. Os resultados do estudo foram publicados na edição mais recente da revista científica Social Psychological and Personality Science.

A pesquisa desafia uma suposição generalizada de que os atos de generosidade e caridade são em grande parte movidos por sentimentos de empatia e compaixão. A ligação entre a compaixão e a generosidade se mostrou mais forte para aqueles identificados como não-religiosa ou menos religiosa.

“No geral, achamos que para as pessoas menos religiosas, ajudar o outro ou não depende da força de sua ligação emocional com a outra pessoa “, disse o psicólogo social Robb Willer, da Universidade da Califórnia, um dos autores do estudo. “Os mais religiosos, por outro lado, podem fundamentar a sua generosidade menos em emoção, e mais outros fatores, como doutrina, uma identidade comum, ou preocupações de reputação.”


MATÉRIA COMPLETA:

http://delas.ig.com.br/comportamento/2012-05-06/ateus-sao-mais-motivados-pela-compaixo-do-que-religiosos-diz-estudo.html