Enquanto vigas, estruturas com concreto e fundações são instaladas nas obras do Itaquerão, estádio do Corinthians que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014, outra tarefa que exige mais sensibilidade é realizada simultaneamente. Com a mesma perícia que o restante dos operários, o ajudante de produção Pedro Procópio de Araújo Neto usa o tempo livre para espalhar arte pelo canteiro de obras da futura arena alvinegra.
Pedro é responsável por limpar os caminhões que deixam o local para que não carreguem restos de concreto e outros resíduos para a cidade. Enquanto não passam veículos, o artista-operário usa o material descartado para fazer esculturas de animais, que podem ser vistos pelas obras da arena.
Ao ser abordado pela reportagem do Terra, o escultor trabalhava em um coelho para a Páscoa, e fez questão de colocar o olho direito da obra (feito com uma bola de gude) antes de interromper a arte por alguns minutos. "Vai ser branco e preto, com as cores do 'Timão'", disse.
Natural de Fortaleza, o ajudante de produção desenvolveu o talento nas areias da cidade fluminense de Cabo Frio, onde, como o mesmo denominou, era um "animador de praia".
"Eu ia todo dia para a areia e ficava brincando com a minha filha. Minha mulher na época que não gostava muito, porque achava que eu não dava muita atenção para ela", diz o escultor, que comemorou o fato de, diferentemente do que fazia na areia, as obras no Itaquerão durarem por muito tempo.
MATÉRIA COMPLETA:
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2014/noticias/0,,OI5703132-EI18776,00-Operario+reaproveita+material+e+cria+zoologico+de+concreto+no+Itaquerao.html